Fim do MeeGo

Infelizmente, o que parecia ser um alívio e alegria saber que a Nokia liberou uma grande atualização para o Nokia N9, tendo a possibilidade de o MeeGo ser o plano B da Nokia, esta parecendo, agora, como o ultimo suspiro deste sistema.

MeeGo Nokia N9

O sucessor do Maemo que rodava no Nokia N900, hoje recebe sua sentença de morte. Foto: (GSMarena)

Através do Twitter, o líder da equipe de Linux (base do Maemo e do MeeGo), anunciou a saída da Nokia. E com ele, grande parte dos desenvolvedores que trabalhavam no MeeGo, a maioria fora trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de software. Segue o anuncio.

“Depois de 12 anos na Nokia, é hora de dizer adeus. Último dia por aqui, estou indo mas sabendo que nós criamos um telefone fabuloso (N9), pelo qual nos esforçamos bastante. Eu gostaria de utilizar o tempo para dedicar todo este post para o time que está por trás desses dispositivos brilhantes, e desejá-los o melhor em suas futuras empreitadas. Tenho certeza que não será o último deste que veremos.

Na realidade nós fizemos outros dispositivos, N810, N800, N900 e mesmo quando o N770 nasceu eu já estava lá… Recrutando talentos ‘top’ em Linux de todo o mundo.

Das florestas do Brasil, das pobres cidades da Índia, das cidades frias do norte… Pessoas que foram/são do Nokia MeeGo. Os melhores caras para se trabalhar.

Eu me lembro dos olhos cheios de paixão, sonhando em ser o futuro da Nokia. Dispondo-se em passar fins de semana e cortando férias para garantir qualidade.

Momentos alegres e um espírito de equipe que eu jamais esquecerei. Nós aprendemos muito, a Nokia foi um ótimo lugar para se trabalhar. Repleto de idéias, incrédulas talvez.

A comunidade que desejava um telefone Linux com um design bacana. Uma comunidade Linux que eu me sentia feliz em servir e trabalhar com eles.

Lembro-me bem de 11/fev/2011 – estava em San Francisco – meia-noite, e assistia ao vivo a transmissão da divulgação da nova estratégia da Nokia. Que noite triste aquela, mas foi também um novo começo.

E deve ser dito, o time Nokia MeeGo foi o primeiro a criar e publicar aplicativos Windows Phone. 25 deles em 4 semanas. Aprendem e se adaptam rapidamente!

Para todos vocês, leais clientes Nokia e felizes usuários do N9. Para todos os contribuidores Linux, obrigado mais uma vez.

Nota especial: não se desfaça do seu N9 após alguns anos, fique com ele. A Nokia tem 120 anos de história, e em 15 anos eu suponho que ele (o N9) valerá mais.”

E com isso ficamos na enorme dúvida, qual seria o plano B da Nokia? Será que realmente, o Android pode aportar em terras finlandesas, caso o barco Windows Phone naufrague?

Comentem.

Deixe um comentário...

